TRY BETTER, FAIL BETTER’20 – fest eDITION
[ciclo novos criadores]

16 A 18 OUTUBRO 2020
[SEX A DOM, A PARTIR DAS 16H30]
Teatro Taborda

O TRY BETTER, FAIL BETTER [Ciclo Novos Criadores] é um incentivo a novos criadores, que encontram no espaço do Teatro Taborda uma casa para apresentar os seus trabalhos, a um público mais vasto. O mote é justamente o da criação por tentativa e erro, um encontro entre sensibilidades e procedimentos artísticos que estão em pleno processo de formação e/ou afirmação.

Para o ciclo TRY BETTER, FAIL BETTER’20 – FEST EDITION, o Teatro da Garagem convidou criadores das artes performativas a submeterem os seus projetos inéditos numa open call e foram selecionados os seguintes espetáculos:

tudo o que maria está a fazer é esperar por um acidente acontecer [DANÇA]
eVELIN bANDEIRA E rAFAEL fERREIRA
16 A 18 OUTUBRO 2020
[SEX 18h00, SÁB 22H30, DOM 19H30]
Sala preta – Teatro Taborda

Maria é a soma de todas as mulheres que conhecemos, e através do corpo, conta-nos a sua história, e a de tantas outras Marias, enquanto os acidentes quotidianos a atravessam. De maneira sensível, discorre sobre a morte e sobre seu encontro com algo maior que si.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Criação Evelin Bandeira e Rafael Ferreira Coreografia e Interpretação Evelin Bandeira Dramaturgia, Encenação e Luz Rafael Ferreira Banda Sonora e Interpretação Musical João Figueira Cenário e Figurinos Raiza Penteado Assistência de Direção e Contrarregra Paula SauerBronn Design Lucas Rossi Fotografia João Piecho e Fernanda Gondim Produção Amanda Roque 

M/16 | duração 50 min

MANIFESTO OF THE NEW CLUBBING [DANÇA]
C’EST LA CATA(STROPHE)
16 A 18 OUTUBRO 2020
[SEX 19h30, SÁB 23H00, DOM 22H30]
SALA AMARELA – Teatro Taborda

Da mesma forma que a noite é para alguns, o sítio que construímos para nós próprios é um sítio onde podemos ser selvagens, violentos, envoltos num amor tal que nos torna capazes de devorar o outro. Um sítio na penumbra que nos permite ver o mundo à nossa volta de forma mais clara e aceitá-lo, porque tanto somos livres para viver na nossa própria pele como somos de experimentar qualquer outra.
O que há de errado connosco não posso responder, mas o que há de errado contigo é algo que proponho questionar.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Direção Artística Catarina Teixeira Composição Sonora FOQUE Composição Visual Pablo Koury Apoio ao desenvolvimento do conceito Amit Scharf Performers Gregor Piskernik, Julie Stamm, Marlen Pluger, Maxime Renaud, Nitzan Shafran, Rebbeca Lang, Willa Faulkner, Evie Cousins, Leon Stille, Misuki Kori and Paulina Bedkowska

M/14 | duração 55 min

o escritor [performance]
carla madeira
16 A 18 OUTUBRO 2020
[SEX 19h30/21h00/22h00, SÁB 19h30/21h00/22h00, DOM 19h30/21h00/22h00]
SALA laranja – Teatro Taborda

Um pequeno espaço, desgastado e perdido no tempo.
Um homem adormecido, rodeado de papéis manuscritos e alguns outros objetos pessoais.
Um a um, o público é convidado a entrar e a permanecer no espaço durante 40 minutos podendo, se o desejar, interagir com o indivíduo.
No tempo que lhe é permitido ficar ali, a sós com aquele homem, como irá o espectador/participante reagir? Tentará comunicar com ele de alguma forma ou ficará em mera contemplação? Que memórias e sensações o acossarão durante a sua permanência com aquele estranho?

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Conceção e Cenário Carla Madeira
Performer José Riço Direitinho

M/16 | duração 30 min

BALL [TEATRO]
TEATROÀFACA
16 A 18 OUTUBRO 2020
[SEX 21H30/23h00, SÁB 18h00/22h00, DOM 21h00/22h00]
SALA BRANCA – Teatro Taborda

Está farto de sair de casa para ir sempre à mesma discoteca? Sente-se saturado de viver repetidamente uma rotina com a qual já não se identifica? Quantas vezes ficou em casa desencorajado, a atravessar mais uma noite de solidão? Não se preocupe mais! BALL é a nova App do momento! BALL oferece-lhe uma gama de experiências que lhe devolverão a vitalidade necessária para superar a monotonia dos seus dias.  solução, a um clique de distância. Experimente já!

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Criação Afonso Molinar Interpretação Íris Runa, Leonor Carneiro e Rebeca Duarte Cenografia Rita Capelo Figurinos Inês Peres Desenho de Luz Gonçalo Morais Produção Diana Especial e Diana Estrela
Uma produção teatroàfaca | UPSIDE DOWN – Associação Cultural Apoio Teatro da Garagem, MxM Art Centre e teatronacional21

M/14 | duração 35 min

off tb,fb’20

OFF TB, FB’20 diz respeito à programação especial do ciclo TRY BETTER, FAIL BETTER’20 – FEST EDITON, em que o Teatro da Garagem acolhe estruturas de criação, com um percurso criativo e artístico reconhecido. Nesta edição, o festival conta com a presença internacional do Teatro Garagem (Brasil).

a árvore seca [TEATRO]
TEATRO garagem (br)
16 e 18 OUTUBRO 2020
[SEX 21h00, dom 23h00]
SALA preta – Teatro Taborda

Numa odisseia épica, a atriz Ester Laccava narra, na primeira pessoa, a história emocionante de uma mulher que transcende a sua infertilidade e encontra, à força, a felicidade nos pequenos momentos da sua vida no sertão. O texto poético baseado na literatura de cordel reveza-se com depoimentos autobiográficos da atriz.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Texto Alexandre Sansão Interpretação Ester Laccava Cenografia e Figurinos Antônio Vanfill Luz Marcelo Montenegro e Vinícius Andrade Música Ester Laccava e Leandro Goddinho Direção Leandro Goddinho e Antônio Vanfill Vídeo Leandro Goddinho Produção Lacava Produções Coprodução SESC Fotografia João Caldas Apoio Teatro Garagem (BR)

M/12 | duração 50 min

apenas um saxofone [TEATRO]
TEATRO garagem (br)
16 A 18 OUTUBRO 2020
[SEX 22h30, SÁB 21h30, dom 18h00]
SALA preta – Teatro Taborda

Uma mulher entre a lucidez e o delírio, fechada numa sala preenchida de riquezas e memórias. Perdida, embriagada, Louisiana procura por um pouco de lucidez que a permita sair do mar bravo no qual se encontra flutuando. Baseada no conto “Apenas um saxofone”, de Lygia Fagundes Telles, o espetáculo de Anette Naiman, dirigido por Ester Laccava, traz uma leitura profunda de uma mulher que busca compreender-se no amor e na maturidade.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Texto Lygia Fagundes Telles Direção Ester Laccava Interpretação Anette Naiman Conceção Cénica Ester Laccava Luz Tono Guimarães Pesquisa Sonora Daniel Rozenbaum, Eduardo Knapp, Ester Laccava e Tono Guimarães Produção Tono Guimarães Fotografia João Caldas

M/14 | duração 50 min

ossada [TEATRO]
TEATRO garagem (br)
17 OUTUBRO 2020
[SÁB 19h30]
SALA preta – Teatro Taborda

OSSADA é um monólogo escrito por Ester Laccava, João Wady Cury e Elzemann Neves, a partir de textos das escritoras Maureen Lipman e Wislawa Szymborska.

Laccava encena cinco histórias sobre mulheres que desafiam a opressão do quotidiano, enquanto lutam, exaustas, com suas angústias e incertezas. As situações variam entre o drama de um pai em coma, a iminência de uma entrevista para a televisão, o casamento de um filho, abusos familiares e a dificuldade de acender um cigarro.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
A partir dos textos de Maureen Lipman, Wislawa Szymborska e Laurie Anderson Tradução Gabriella Araújo Criação, Encenação e Interpretação Ester Laccava Cocriação Mirella Brandi e Aline Santini Assistência de Encenação João Wady Cury e Elzemann Neves Dramaturgia Elzemann Neves, Ester Laccava e João Wady Cury Desenho de Luz e Imagem Mirella Brandi e Aline Santini Música Muep Etmo Áudios Marccelo Amalfi Figurinos e Colaboração Artística Chris Aizner Design Gráfico Carla Vanusa Colaboração e Consultoria do Projeto Clayton Guimarães  Direção de Produção Emerson Mostacco Produção Lacava Produções Coprodução SESC Fotografia João Caldas Apoio Teatro Garagem (BR)

M/14 | duração 50 min

Acolhimentos Teatro da Garagem
Apoios Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior
Financiamento Direção-Geral das Artes, Governo de Portugal | Ministério da Cultura

Bilhete Único de 4,50€ por espetáculo. Compre aqui.

Mais informações:
218 854 190 | 924 213 570
producao@teatrodagaragem.com

Teatro Taborda Costa do Castelo 75, 1100-178 Lisboa