ACOLHIMENTO TEATRO DA GARAGEM
Bilhete por sessão de 8,00€*
(acresce comissão SeeTickets)
21 A 24 OUTUBRO 2021
TEATRO TABORDA
Sinopse
No solo árido de todas as (im)possibilidades – o palco – uma voz, exclama “Não deixes nada por dizer”. Num mundo onde os ornitorrincos se extinguiram, dois seres – mão esquerda e direita de um Bom Deus – contam-nos a história de ADAN E ODUT – o tudo e o nada. Na vizinhança de Godot, que acena do andar mais alto do bairro, cria-se a balança entre inutilidade e relevância. O rol de fazedores de coisas úteis, tornados metáforas de si mesmos, confrontados enfim com a constatação de que tudo é nada.
A história que propomos ocorre num não lugar, que surge como um possível bairro vizinho de Vladimir e Estragon, míticas personagens da peça À Espera de Godot, de Beckett. Não lugar este, que se propõe ser o ponto de encontro entre ADAN e ODUT que serão confrontados por um desfile de figuras – os fazedores de coisas úteis. Evocando uma linguagem simbolista, em diálogos inusitados para exaltar uma crise social na humanidade. Focado na obra Beckettiana e estudos sobre a mesma, exaltando o caráter solipsista do pensamento que procuramos.
Solipsismo no sentido de que, a realidade que se pretende criar com o espectáculo é baseada puramente na interioridade de cada figura, tomando como único real o “eu presente” e pensante. Aliando esta ideia à concepção linguística de Nathalie Sarraute, numa tentativa de atribuir uma concretude ao espaço mental, caracterizado pelo indizível, invisível, intransmissível. Surge a premissa então do tempo útil da produtividade em que devíamos ter dito tudo, feito tudo – em que não devíamos ter deixado nada por dizer, nada por fazer. É na dicotomia do tudo ou nada que surge, num palco árido, de um solo onde não brota nada, a história de ADAN e ODUT, anagramas simplórios – a história de nada e de tudo.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
CRIAÇÃO | Parada de Elefantes – Teatro
DIREÇÃO ARTÍSTICA E TEXTO | Laura Morais da Silva
INTERPRETAÇÃO | André Lopes, Brandão de Mello, Larissa Cintra, Leonor Vilar,
Pedro Miguel Jorge, Teresa Silveira Machado
DESENHO DE LUZ | Manuel Abrantes
CENOGRAFIA E FIGURINOS | Inês Reis Correia
SONOPLASTIA | João Morgado e Larissa Cintra
PRODUÇÃO | Joana Silva, Laura Morais da Silva e Pedro Miguel Jorge
ILUSTRAÇÃO | Maria João Trindade Morais da Silva
DESENHO GRÁFICO | Catarina Rodrigues
M/12 . Duração 45 min. Bilhetes 8,00€
Mais informações:
218 854 190 | 924 213 570
producao@teatrodagaragem.com
Teatro Taborda Costa do Castelo 75, 1100-178 Lisboa
Comments are closed.