SOBRE NÓS

O Teatro da Garagem, Companhia que celebra 35 anos de atividade regular em 2024, dedica o seu trabalho artístico à pesquisa e experimentação, através da investigação de novas formas de escrita para teatro e de novas formas cénicas que a acompanham. A questão do reconhecimento e da comunicação, através do Teatro, tem desencadeado ao longo do percurso da Companhia um sentido de questionamento e inovação que se podem sintetizar no conceito de Abertura. Esta Abertura pressupõe duas ramificações: Abertura a outras artes, no influxo de uma dinâmica “intermedial”, premente na vulgarização dos apetrechos digitais e respectivos impactos sociológicos, antropológicos, políticos e, sobretudo, estéticos; Abertura do nicho tradicional dos “fazedores de teatro” a outros criadores das mais diversas gerações, que se agregam numa revivificação, desafiante para o Teatro da Garagem. A Companhia, assume, através dos seus “históricos” e dos novos colaboradores, a mudança como condição natural, sem perder, contudo, a especificidade de experiência artística, aprofundada e fértil.

O Teatro da Garagem iniciou, como o nome indica, a sua atividade numa garagem dos subúrbios de Lisboa, uma zona híbrida, de mistura de paisagens e referências, que influenciou de uma forma indelével o trabalho da Companhia e a escrita do seu dramaturgo, encenador e diretor artístico, Carlos J. Pessoa.

O percurso do Teatro da Garagem é reconhecido pelo público nacional e internacional, pela crítica especializada, pelas instituições culturais e pelas estruturas governamentais, acrescentando ao projeto uma responsabilidade para com a comunidade local, nacional e internacional. O projeto artístico e pedagógico da Companhia constitui, inequivocamente, um projeto de Serviço Público.

Durante o seu percurso, o Teatro da Garagem organizou o seu trabalho artístico através de ciclos diferentes, que corresponderam a momentos criativos específicos e às transformações sociais e tecnológicas do Mundo. O reconhecimento público do trabalho da Companhia manifestou-se através das críticas, dos espectadores fidelizados, dos prémios recebidos e do apoio atribuído pelo Ministério da Cultura. Desde 1996, o Teatro da Garagem tem desenvolvido através do Serviço Educativo um conjunto de atividades pedagógicas e artísticas com crianças, adolescentes e idosos.

Desde 2005/2006 o Teatro da Garagem é a Companhia residente do Teatro Taborda, a convite da EGEAC e da Câmara Municipal de Lisboa.