Sobre nós

O Teatro da Garagem é uma Companhia que completa 30 anos de actividade regular em 2019, e que tem dedicado o seu trabalho à pesquisa e experimentação de novas formas teatrais, através da uma escrita dramática original e da sua passagem à cena. A questão do reconhecimento e da comunicação, através do Teatro, tem desencadeado ao longo do percurso da Companhia um sentido de questionamento e inovação que se podem sintetizar no conceito de Abertura. Esta Abertura pressupõe duas ramificações: Abertura a outras artes, no influxo de uma dinâmica “intermedial”, premente na vulgarização dos apetrechos digitais e respectivos impactos sociológicos, antropológicos, políticos e, sobretudo, estéticos; Abertura do nicho tradicional dos “fazedores de teatro” a outros criadores das mais diversas gerações, que se agregam numa revivificação, desafiante para o TG. A Companhia, assume, através dos seus “históricos” e dos novos colaboradores, a mudança como condição natural, sem perder, contudo, a especificidade de experiência artística, aprofundada e fértil.

 

O Teatro da Garagem iniciou, como o nome indica, a sua actividade numa garagem dos subúrbios de Lisboa, uma zona híbrida, de mistura de paisagens e referências, que influenciou de uma forma indelével o trabalho da Companhia e a escrita do seu dramaturgo, encenador e diretor artístico, Carlos J. Pessoa. O percurso do Teatro da Garagem foi reconhecido pelo público, pela crítica especializada, pelas instituições culturais e pelas estruturas governamentais, o que, por um lado, conferiu ao projecto solidez e dimensão cultural e, por outro, acrescentou uma responsabilidade para com a comunidade. O projecto artístico torna-se, de uma forma mais visível, um projecto de Serviço Público.

 

Durante os 29 anos de actividade, o TG organizou o seu trabalho artístico através de ciclos diferentes, que corresponderam a momentos criativos específicos e às transformações sociais e tecnológicas do Mundo. O reconhecimento público do trabalho da Companhia manifestou-se através das críticas, dos espectadores que fomos fidelizando, dos prémios recebidos e do apoio atribuído pelo Ministério da Cultura. Desde 1996, o Teatro da Garagem tem desenvolvido através do Serviço Educativo um conjunto de actividades pedagógicas e artísticas com crianças, adolescentes e idosos.

 

Desde 2005/2006 o Teatro da Garagem é a Companhia residente do Teatro Taborda, a convite da EGEAC e da Câmara Municipal de Lisboa.