ACOLHIMENTO INTERNACIONAL

15 MAR, SEX às 21H | 16 MAR, SÁB às 21h, no Teatro Taborda

“Rebecca: A Performance in the Dark” tem origem numa adaptação dramatúrgica do romance “La vita accanto” de Mariapia Veladiano (estreia da autora, Prémio Calvino 2010, finalista do Prémio Strega 2011).

A performance gira em torno da história de Rebecca, narrada na primeira pessoa, oscilando entre um mistério intrigante e uma poesia afiada e cortante. Rebecca é uma mulher feia, realmente feia. Ela não está deformada, então nem sequer evoca pena. Ela é simplesmente feia. Todas as suas características estão no lugar certo, mas um pouco além, ou mais curtas, ou mais longas, ou maiores do que o esperado. Uma criança, depois uma mulher contando a sua história, a história da sua família e os segredos que guardam.

O espetáculo aborda temas como a marginalização, a dificuldade de se libertar dos estereótipos e preconceitos que dominam tanto a sociedade quanto a própria família do protagonista. A monstruosidade física de Rebecca – tão estigmatizada e odiada – revela monstruosidades mais profundas e ocultas da alma humana que distorcem relacionamentos e sentimentos.

A DIMENSÃO DA ESCURIDÃO como elemento dramatúrgico
O público participa da narrativa na escuridão, aquela “escuridão boa, tingida de azul” que não julga e [aumenta o sentimento]. Nessa escuridão, Rebecca pode entrar sem medo para se proteger do julgamento dos outros e contar sua história livremente. Na obscuridade, o público pode imaginar Rebecca de uma forma estritamente pessoal, livre das ideias convencionais de beleza ou feiúra.

O espaço de exploração artística, portanto, envolve a subtração da visão para enfatizar a importância das palavras, para aumentar a capacidade perceptiva do espectador e para experimentar novas formas de interação pessoal entre o ator e o público e entre os próprios membros do público.

ACESSIBILIDADE
A peça é em italiano. O público estrangeiro poderá desfrutar e vivenciar plenamente a apresentação. Através da utilização de óculos inteligentes, óculos simples de usar, suporte de realidade aumentada, a tradução do texto aparecerá nas lentes dos óculos, de forma simples e confortável. Os óculos inteligentes também podem ser usados por quem já usa óculos graduados.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Apartir de: La Vita Accanto di Mariapia Veladiano
Adaptação e direção dramatúrgica: Marco Pasquinucci
Interpretação: Marco Pasquinucci
Vozes: Emanuele Niego, Caterina Simonelli, Ilaria Pardini, Cecilia Vecchio
Designer de Som: Mattia Loris Siboni
Áudio: Alice Mollica
Com a ajuda de: Gianfranco Berardi, Gabriella Casolari
Uma peça de Officine Papage
Acolhimento Teatro da Garagem

Apoios Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior
Financiamento Direção-Geral das Artes, Governo de Portugal | Ministério da Cultura

Mais informações:
218 854 190 | 924 213 570
producao@teatrodagaragem.com

Comments are closed.