ACOLHIMENTO TEATRO DA GARAGEM
Bilhete por sessão de 5,00€*
(acresce comissão SeeTickets)
23 A 25 JULHO 2021
[sex a dom 15h00 às 22h30]
TEATRO TABORDA
O TRY BETTER, FAIL BETTER [Ciclo Novos Criadores] é um incentivo a novos criadores, que encontram no espaço do Teatro Taborda uma casa para apresentar os seus trabalhos, a um público mais vasto. O mote é justamente o da criação por tentativa e erro, um encontro entre sensibilidades e procedimentos artísticos que estão em pleno processo de formação e/ou afirmação.
Para o ciclo TRY BETTER, FAIL BETTER’21 – FEST EDITION, o Teatro da Garagem convidou criadores das artes performativas a submeterem os seus projetos inéditos numa open call e foram selecionados os seguintes espetáculos:
POEMAS COM CHEIRINHO, de Filipe Santos [música]
23 JUL 19h30 / 24 JUL 19h30 / 25 JUL 19h30
SALA VERDE [Café da Garagem]
Duração 60min / M18
Bilhete Único 5€ (*)
(*) acresce comissão do sistema de bilhética (SeeTickets)
SINOPSE
Jean Juan Clã é um poeta erudito que sobe a palco neste concerto de comédia que junta música com spoken word. Através dos seus poemas ficamos a conhecer a sua visão do mundo e as suas aventuras eróticas pelo leste da Europa sempre acompanhadas pelas guitarradas e instrumentais de Rafael Castro.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Guitarra/Instrumentais Rafael Osório Castro
Vocalista/Poeta Filipe Santos
Técnico de som Rafael Osório Castro e Filipe Santos
Produção Sofia Frazão
Acolhimento Teatro da Garagem
Apoios Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior
Financiamento Direção-Geral das Artes, Governo de Portugal | Ministério da Cultura Parceiro Institucional República Portuguesa | Ministério da Cultura
CICLO, de Bernardo Beja [teatro]
23 JUL 18h00 / 24 JUL 21h30 / 25 JUL 19h30
SALA AMARELA [Galeria]
Duração 60min / M16
Bilhete Único 5€ (*)
(*) acresce comissão do sistema de bilhética (SeeTickets)
SINOPSE
AAAA, AAAB, AABB, ABBB, ABAB, ABBA, ABAA, AABA, BBBB, BBBA, BBAA, BAAA, BABA, BAAB, BABB, BBAB. Um saco tem duas letras: uma letra A e uma letra B. Retiram-se quatro letras com reposição. Qual é o número de soluções possíveis? R: É necessário usar o princípio fundamental da contagem que, ao contrário das combinações, tem em conta a ordem. É, portanto, um arranjo com repetição de dois quatro a quatro. É uma organização distinta de letras, como se fosse fruto de um alfabeto. Mas, na realidade, é a consequência anacrónica dos resultados anteriores e posteriores. Comprimidos rigorosamente numa série de gestos que se repetem, fundem e desencontram entre si, um conjunto de intérpretes procura estabelecer uma matéria viva a partir de uma montagem matemática e artificial. O resultado é simples: dois à quarta que é dezasseis.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Criação e Produção Beatriz Epifânio, Bernardo Beja, Daniela Cardante, Fábio Batista, Rita Capelo.
Acolhimento Teatro da Garagem
Apoios Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior
Financiamento Direção-Geral das Artes, Governo de Portugal | Ministério da Cultura
BOCA ABERTA, de António Torres [dança]
23 JUL 21h00 / 24 JUL 17h00 / 25 JUL 21h00
SALA BRANCA [Sala de Ensaios]
Duração 20min / M16
Bilhete Único 5€ (*)
(*) acresce comissão do sistema de bilhética (SeeTickets)
SINOPSE
(MOSTRA DE INVESTIGAÇÃO)
BOCA ABERTA -BOQUEAR.ROSNAR.FALAR.BABAR.CANTAR.CUSPIR é o retrato de um ser com boca. Uma boca bem Um retrato, a solo, de uma boca sem discurso. Um ser desacertado no lugar que ocupa, na respiração e nos sons que vai emitindo. O mecanismo da boca, o peso e a vulnerabilidade do corpo. Abre-se a boca como se abre uma varanda para a cidade. A estreia do projeto acontecerá, no Teatro da Garagem, em maio de 2022.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA (Investigação)
Conceito e interpretação António Torres
Dramaturgia, Apoio à Criação e Olhar Externo Miguel Castro Caldas
Residência de Coprodução O Espaço do Tempo
Agradecimento João Caldas
Acolhimento Teatro da Garagem
Apoios Fundação GDA e Fundo de Fomento Cultual (Garantir Cultura), Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior
Financiamento Direção-Geral das Artes, Governo de Portugal | Ministério da Cultura
GULOSEIMAS, de Teatro Bastardo [teatro]
23 JUL 21h30 / 24 JUL 21h00
SALA PRETA [PALCO]
Duração 60min / M18
Bilhete Único 5€ (*)
(*) acresce comissão do sistema de bilhética (SeeTickets)
SINOPSE
O espectáculo parte de um texto do dramaturgo brasileiro João Fábio Cabral, um dos maiores nomes no panorama da nova dramaturgia brasileira. Guloseimas faz parte de um livro seu – Cinzeiro – composto por outras 16 peças de teatro e publicado pela nVersos editora em 2013. Desde logo, este pequeno texto seduziu-nos pela sua artimanha de enredo, pelo jogo astuto da linguagem, pelas inspirações urbanas e pelo ritmo cavalgante com que as personagens atravessam toda a ação dentro de uma pequena loja de doces. O pretexto é simples e parece inocente; Zeca entra na loja de Maria para comprar gomas, mas… já não há! Termina tão rápido como começa e no fim caímos vertiginosamente na armadilha. No alçapão. A violência, a ilusão da imagem e das palavras que nos enganam e subvertem as expectativas. Guloseimas é uma peça de teatro contemporâneo que nos sobressalta e choca, que desassossega o quotidiano e nos confronta com o inesperado.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Texto João Fábio Cabral
Direção Artística Gonçalo Botelho
Interpretação Francisco Pereira de Almeida, Gonçalo Egito, Miguel Galamba e Rogério Vale
Música e Espaço Sonoro Miguel Galamba
Desenho de Luz Rogério Vale e Paulo Graça
Cenografia e Figurinos Francisco Sampaio e Beatriz Mestre Costa
Vídeo e Teaser Margarida Paias
Produção Teatro Bastardo
Estrutura financiada por Oeiras Valley – Município de Oeiras
Acolhimento Teatro da Garagem
Apoios Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior
Financiamento Direção-Geral das Artes, Governo de Portugal | Ministério da Cultura
Voltei, de Joana Raio [teatro]
23 JUL 17h00 / 24 JUL 18h00 / 25 JUL 21h30
SALA PRETA [PALCO]
Duração 75min / M16
Bilhete Único 5€ (*)
(*) acresce comissão do sistema de bilhética (SeeTickets)
SINOPSE
Aos 18 anos emigrei para Londres, disse à minha mãe que se as coisas não corressem bem que voltava. ‘’Não te preocupes mãe, fico lá 2 semanas e volto.’’ Quem diz duas semanas, diz 12 anos…Voltei é o relato da minha experiência como emigrante e das peripécias do meu regresso, refletindo sobre as diferenças culturais e sociais entre os dois países. Para além do meu testemunho, este espetáculo dá voz às experiências e perspectivas de outros emigrantes portugueses e de estrangeiros que decidiram viver em Portugal. Voltei é uma ode ao que nos faz partir, ao que nos faz voltar e aos laços que criamos e as famílias que construímos, longe das nossas raízes.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Encenação Arknel Marques
Dramaturgia Joana Raio
Elenco Joana Raio
Vídeo e Imagem Arknel Marques
Comunicação Marta Silva
Assistente de Produção e Contra-Regra Carlota Crespo
Produção Joana Raio e Teatro da Garagem
Acolhimento Teatro da Garagem
Apoios Alto Comissariado para as Migrações, I.P., Sociedade Comercial do Vouga, Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior
Financiamento Direção-Geral das Artes, Governo de Portugal | Ministério da Cultura
Pangeia, Exercício final de Mestrado em Teatro e Comunidade – Escola Superior de Teatro e Cinema [teatro]
23 JUL 15h30 / 24 JUL 15h30 / 25 JUL 15h30
SALA PRETA [PALCO]
Duração 60min / M16
Bilhete Único 5€ (*)
(*) acresce comissão do sistema de bilhética (SeeTickets)
SINOPSE
Num espaço e num tempo que pára, as aproximações esgotam-se: as distâncias prescritas e a vontade de se ser uno retorna. Quebraram-se do continente pedaços, e destes se fizeram sombras. Penumbras que se cruzam num limiar. Não me perguntem pela cor da minha fotografia. Pode ser perigoso, consegues ouvir? Pega o mapa. É urgente que se abram as portas, tinhas-me dito. Dobra-se um mapa pelas pontas e sobrepõem-se identidades. As ruínas fazem o monte, o monte faz a fonte. Da fonte correm saudades de mim, saudades da casa da minha avó, saudades de voltar a ser. Pega o mapa! PANGEIA, um espetáculo performativo que partiu da exploração do Eu com destino a um Nós. Narrativas que se fundem através de um corpo criativo comunitário, na procura de um espaço comum de libertação, coragem, fragilidade, melancolia e espanto.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Direção artística Rita Wengorovius
Criação KOLETIVO 731 | Ana Dias, Atcho Express, Duarte A. Soares, Klemente Tsamba, Liliana Janeiro, Maria Inês Brás, Mariana Índias, Patrícia Soso, Paula Silva, Salita Mateus
Apoio ao movimento Salmo Faria
Acolhimento Teatro da Garagem
Apoios Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior
Coprodução Teatro da Garagem e Mestrado em Teatro e Comunidade ESTC – IPL
Financiamento Direção-Geral das Artes, Governo de Portugal | Ministério da Cultura
Mais informações:
218 854 190 | 924 213 570
producao@teatrodagaragem.com
Teatro Taborda Costa do Castelo 75, 1100-178 Lisboa
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