ACOLHIMENTO TEATRO DA GARAGEM
Bilhete por sessão de 8,00€*
(acresce comissão SeeTickets)
Criação Tiago Bôto & Wagner Borges
4 a 7 de novembro 2021 | Teatro Taborda
Sinopse
Uma carta de amor. Apesar de tudo, um acto de resistência.
O ódio e a raiva já não são estéreis, são presenças conscientes que se materializam nos dias como murros secos.
A resposta precisa de uma leve respiração – um tecer de forças, ainda possível de liberdade, não querendo o desvio fácil.
A batida de um coração que sangra e não se esconde. A honestidade enraizada, uma geografia humana que é também a geografia do Mundo.
A nossa Tour é vossa e a presença de outros não interrompe, mas acrescenta, enriquecendo a ligação entre universos que coabitam.
É nesta premissa, que este encontro tem no seu conceito, um convidado por noite, oferecendo total autonomia para o seu manifesto – ultrapassadas as esferas pessoais ou ficcionais, este convite também é um sinal verde à individualidade. E ao direito em existir.
Estar aqui. É proibido proibir.
É proibido. Proibir. Ir.
A nossa existência, amplamente recheada por fracturas sociais, políticas e económicas tem na arte, uma espécie de penso que opera nos campos das tensões sociais – uma política de resistência e basta referir, a exemplo, os genocídios do Império Romano, as cruzadas religiosas, passando pelos horrendos extermínios soviéticos e nazis (pink lists) – até em pleno Séc. XXI, o horror apocalíptico da Síria.
As zonas limitadas na Polónia. Chechênia e os novos campos de concentração destinados à Comunidade LGBTQIA+.
É necessário fazer-se oposição a estas trevas. Não importa o tamanho da opressão, coerção, injustiça, violência e intolerância.
A expressão artística irá sempre surgir, mesmo que sufocada, para reagir àquilo que dilacera a natureza viva, rica e plena do «Eu».
Esta é a origem deste TOUR DE FORCE-FUCK.
Esta luta artística é uma ferramenta de objecção ao fenómeno desumano em si, assim como uma declaração de preservação das quatro categorias do ser, tão brutalmente atacadas durante estas barbáries – dispositivos cartográficos, numa resistência do indivíduo, do sujeito, da identidade e a da sua subjectividade, na procura directa de um debate-reacção através do seu conjunto de signos, significados e significantes. horizonte não é colorido, dada a imensa força dominante do sistema vigente.
A (r)evolução necessária (que aqui não se refere a socialismo versus capitalismo ou a um sistema liberal) tem como antagonistas indivíduos, organizações e instituições gigantemente aparelhadas pelo escudo (a)moral da normatividade.
Precisa-se de um território livre para se debater o quotidiano, numa busca constante de pluralidade e diversidade.
É imperativo catalizar questões pautadas pelas sociedades, criar contextos de diálogo e permitir novas formas de construção do presente, e assim, do futuro – uma negação à política da domesticação do pensamento, a favor da existência de uma posição pautada na escuta e não na censura.
Aliás, na sua eliminação.
Numa crescente atitude de intransigência amnésica.
Este espectáculo é o culminar de uma trilogia iniciada por TOUR DE FUCK (2020, video-instalação, inserido no Queer Fest, Lisboa), seguida por TOUR DE FORCE
(2021, A Gráfica – Centro de Criação Artística, Setúbal).
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Criação de Tiago Bôto & Wagner Borges
Interpretação Rafaela Jacinto (4 de Nov), Simão Telles/Symone De Lá Dragma (5 de Nov.), Paula Garcia (6 de Nov.), Ana Palma e Maria Teresa Alves da Silva (7 de Novembro), Rodrigo Bôto, Tiago Bôto e Wagner Borges
Paisagem Sonora Original Tiago Bôto e Rodrigo Bôto
Desenho de Luz e Operação Ricardo Campos
Fotografia promocional Arthur S. Jacob
Produção TB&WB
Acolhimento Teatro da Garagem | Teatro Taborda
Agradecimentos André Mateus, Raquel Matos, Diogo Ferreira, Dina Lopes, Margarida Barata, Paula Cunha, Paula Pinto, Teresa Borges, João Maia Pinto, Sónia Baptista, Gonçalo Alegria e Emanuel Santos
Apoios Teatro da Garagem, Clube Atlético de Arroios
Projecto financiado pelo Governo de Portugal / Direção Geral das Artes
M/16 . Duração 90 MIN. Bilhetes 8,00€
Mais informações:
218 854 190 | 924 213 570
producao@teatrodagaragem.com
Teatro Taborda Costa do Castelo 75, 1100-178 Lisboa
Comments are closed.