ACOLHIMENTO

10 e 11 de maio | sábado e domingo às 16h30 | no Teatro Taborda

FIMFA Lx25 – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
8 de maio a 1 de junho de 2025 (Consulte o programa em: https://tarumba.pt/2025/pt/fimfa)

O FIMFA celebra 25 anos e 25 edições. Um quarto de século a mostrar o que de melhor se produz nas artes da marioneta contemporânea, com artistas de todo o mundo, mas também técnicas ancestrais que não devem ficar esquecidas, numa programação que tornou o FIMFA um dos mais importantes festivais internacionais.
No Teatro Taborda é apresentado o espetáculo Santa Pulcinella pelo Théâtre Gudule, uma jovem companhia que recria o espírito do Pulcinella e as suas aventuras com um estilo muito próprio, num espetáculo para ver em família.

BIO

O Théâtre Gudule trabalha para satisfazer os nossos desejos mais íntimos de diversão e poesia desde 2021.
A companhia gosta de trabalhar com as artes da marioneta, com as tradições das feiras populares, com as artes plásticas e com a música, para criar formas espetaculares. Gudule mostra-nos os seus truques mecânicos, as suas descobertas animadas e partilha todos os seus desejos absurdo-poéticos. Um dia, vai
fazer-se à estrada com os seus artistas, as suas sensacionais microcriações e a sua barraca de pipocas… até lá, Gudule quer alegria.

Sinopse:

Senhoras e senhores, após séculos de gargalhadas e brigas nas praças do mercado, o Pulcinella está de volta! Personagem da tradição popular napolitana e um dos primos do nosso Dom Roberto, o Pulcinellla é um marco na família europeia dos Polichinelos.
Santa Pulcinella inspira-se numa história tradicional que se perpetua há séculos, Pulcinella e il cane, transmitido de marionetista para marionetista há mais de 400 anos. As diferentes personagens confrontam-se com Pulcinella, com quem se envolvem inevitavelmente em conflitos, partidas, lutas com a moca, perseguições – as malandrices continuam e as gargalhadas explodem.
O Théâtre Gudule fascinado pela vitalidade e expressividade das marionetas de luva, embarcou com entusiasmo na pesquisa e estudo do Pulcinella, e volta a dar-lhe vida com as marcas de originalidade e o estilo muito próprio destes jovens e talentosos marionetistas.
Santa Pulcinella é um convite para nos deixarmos levar, para rirmos juntos do mundo, dos outros e, sobretudo, de nós próprios. Um espetáculo emocionante para ver em família. Cuidado com a moca!

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Conceção, interpretação, construção: Mehdi Pinget
Música e efeitos sonoros: Marta Pelamatti
Apoio artístico: Ariel Doron
Fotografias: Vincent Van Utterbeeck, Marta Pelamatti
Técnica: Marionetas de luva
Idioma: Sem palavras

Acolhimento Teatro da Garagem

Apoios Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior
Financiamento Direção-Geral das Artes, Governo de Portugal | Ministério da Cultura

Mais informações:
218 854 190 | 924 213 570
producao@teatrodagaragem.com

Comments are closed.