DEPOIS DE BABEL 2019

TEATRO A ORIENTE

Parceria Teatro da Garagem & Museu do Oriente

28 SET 2019
Parte 1: 11h30 -12h30 Visita performativa | Museu do Oriente
Parte 2: 15h00 – 17h00 Oficina de teatro | Teatro Taborda

 

TEATRO A ORIENTE é uma parceria entre o Museu do Oriente e o Teatro da Garagem, dedicada a explorar os interstícios do teatro chinês, em particular da Ópera de Pequim.  Todos os elementos da Ópera de Pequim, desde os figurinos, à maquilhagem, à cenografia, ao trabalho de actor, entre muitos outros, estão codificados numa linguagem própria e manifestam-se através de uma simbologia vasta e profícua, inerente a esta prática tão antiga. Para que as pessoas possam aprofundar a sua relação com a obra e compreendê-la no seu todo, é necessário pois descodificá-la, traduzi-la. Esta viagem de descodificação começa então com a Visita Performativa à exposição “A Ópera Chinesa”, no Museu de Oriente. Da parte da tarde, a viagem a oriente segue para o Teatro Taborda, onde decorrerá uma oficina de teatro dirigida pela atriz chinesa do Teatro da Garagem, Ma Xinyun, no âmbito do ciclo DEPOIS DE BABEL, dedicado à cultura chinesa.

Inscrições até 20 Setembro

Com Magda Moreira (Museu do Oriente) e Ma Xinyun (Teatro da Garagem)*

*Magda Moreira é licenciada em Estudos Artísticos pela Universidade Aberta. Inicia o seu percurso profissional em teatro de marionetas, obtendo formação com Neville Tranter, Stephen Mottram, Arne Hogsander, Gaspare Nasutto, María Parrato, entre outros. Participa em vários espetáculos de teatro de marionetas e recentemente colabora na ópera “A Flauta Mágica” de Mozart com a direção do maestro Máximo Spadano, onde assume as funções de atriz-marionetista. Exerce a atividade de formadora em expressão dramática e corporal na Escola Profissional Gustave Eiffel; Casa Pia de Lisboa e Agrupamento de escolas Gomes Freire de Andrade em Oeiras. Colabora com a Fundação Oriente – Museu onde, exerce a atividade de guia e monitora de serviço educativo e é responsável pela criação da atividade para bebés, Primeiros Passos.

*Ma Xinyun atriz chinesa formada pela Shanghai Theatre Academy, com o Mestrado em Arte Contemporânea, e Licenciatura em Teatro e Educação, ambos pela mesma instituição. Frequentou a Universidade de Høgskolen i Bergen, na Noruega, onde realizou um intercâmbio académico, com especialização em Teatro Aplicado. Recentemente tem participado em diversos projetos nas áreas de interpretação, encenação, comunicação intercultural e teatro comunitário. Já representou no Teatro Nacional da China, no Grande Teatro de Xangai, e no Teatro Nacional São João Porto, com o Teatro da Garagem. Em 2016, foi assistente do Teatro da Garagem no 9th Shanghai International Experimental Theatre Festival.  Desde então, o Teatro da Garagem convidou Ma Xinyun para participar no projeto internacional de investigação prática, “Daylight Project” (em 2017), e em “Display” (em 2017 e 2018).

GRATUITO | inscrição obrigatória
Horário: 11.30 -12.30 Visita performativa (Museu do Oriente); 15.00 – 17.00 Oficina de teatro (Teatro da Garagem)
Público-alvo: Estudantes e Praticantes de Teatro e Artes Performativas (com idades entre os 15 e os 30 anos)
Participantes: Mín.10; Máx. 25

Reservas e mais informações:
producao@teatrodagaragem.com

www.teatrodagaragem.com

Comments are closed.