ANA PALMA

ANA PALMA nasceu em Lisboa em 1976. É licenciada em Teatro – ramo Atores pela Escola Superior de Teatro em Cinema. É atriz profissional desde 2001. Tem formação em dança clássica e artes marciais. Entrou para o elenco fixo do Teatro da Garagem em 2001, onde foi cofundadora do serviço educativo.

 

Ana Palma encenou espetáculos, no âmbito do seu trabalho na Companhia, destacando “On the road, ou a hora do arco-íris” de Carlos J. Pessoa, espetáculo premiado pelo Guia dos Teatros. Em colaboração com o Teatro Municipal de Bragança e com o Teatro da Garagem, desenvolveu vários projetos com a comunidade brigantina como atriz, formadora e encenadora. Colaborou, também, com o Teatro dos Aloés, companhia de teatro profissional, no espetáculo “Ensaio”, escrito e encenado por José Peixoto. Dirigiu, em 2009, a prova de aptidão profissional dos alunos finalistas da Academia Contemporânea do Espetáculo, Porto, com “Patchwork”, uma cocriação com Maria João Vicente.

 

É também formadora credenciada pelo IEFP e tem vindo a desenvolver vários projetos de formação e motivação na área empresarial. É colaboradora regular, formadora e consultora na área de teatro na empresa International Faculty for Executives. Atualmente é corresponsável pelo Serviço Educativo e atriz residente da Companhia. Em 2018 foi nomeada para os Globos de Ouro na categoria de Melhor Atriz de Teatro, pela sua interpretação em “Display”, 91ª criação do Teatro da Garagem.