3 JUN 2018, 16h30

MANIFESTO

 

Apresentação Clube de Teatro Júnior

 

3 JUN 2018 | 16h30 | TEATRO TABORDA

PIN, PAN, PUM…MORRA PIN, MORRA QUEM NÃO NOS DÁ VOZ E SUFOCA A NOSSA AÇÃO.
Vamos fazer o exercício de nos manifestarmos com palavras e com ações. Para a existência ser concreta é necessária uma voz política, mas criativa; já o sabiam os futuristas quando faziam os seus manifestos e já o sabemos nós, agora!
A ideia foi partir de categorias que, no seu todo, formam a nossa existência. Depois de lançado o desafio, escolhemos seis categorias, mas ficámos apenas com três – lugares, necessidades básicas e escola. – Chegou a hora de ter voz, mas não uma voz qualquer. Uma voz sincera, que vem daquilo em que acredito, penso, respiro e transpiro.
Estamos aqui para vos dizer o que achamos e só vamos parar, quando as luzes se apagarem…
(O texto é baseado em conversas tidas com os alunos sobre temas propostos pelos mesmos, tentando responder à pergunta: “quais são as categorias que fazem parte da vossa vida?”)

 

 

Teresa Vaz

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Texto e Encenação Teresa Vaz, com base nas conversas tidas com os participantes; Ideias para o Texto Bárbara Calado, Beatriz de Prego Ramos, Eva Venturini Marciano, Francisco Silva, Gabriela Rodrigues, Inês Madeira, Júlia Coelho, Laura Henriques, Manuel Pessoa, Matilde Fernandes, Matilde Serrão, Melchior Morovati Aires, Miguel de Almeida, Miguel Fabião e Vasco de Prego Ramos; Intérpretes Bárbara Calado, Eva Venturini Marciano, Francisco Silva, Gabriela Rodrigues, Inês Madeira, Júlia Coelho, Laura Henriques, Manuel Pessoa, Matilde Fernandes, Matilde Serrão, Melchior Morovati Aires, Miguel de Almeida e Miguel Fabião; Coordenação, Produção e Montagem Teatro da Garagem

 

M/6 | ENTRADA LIVRE sujeita a marcação

EM JUNHO TODOS AO PALCO! é um ciclo promovido pelo Teatro da Garagem, no qual a Companhia residente no Teatro Taborda convida a subir ao palco as pessoas com quem estabelece um trabalho de proximidade e em continuidade durante todo o ano. É neste contexto que os Clubes de Teatro Júnior, Jovem e Sénior do Teatro da Garagem, apresentam ao público o trabalho desenvolvido. Os Clubes de Teatro têm como objetivo suscitar o gosto pelo teatro e pelas práticas artísticas, dando a conhecer o universo teatral e as possibilidades fantásticas que este encerra. Pretende-se que as crianças, adolescentes e adultos experimentem os diversos mecanismos que compõem o espetáculo teatral.

Os Clubes de Teatro da Garagem são uma das facetas visíveis e atuantes do Serviço Educativo da Companhia, que, paralelamente com um conjunto de Oficinas de Teatro dirigidas aos mais e menos jovens, procura aproximar o teatro da comunidade. Este movimento de mútuo conhecimento constitui para o Teatro da Garagem um fator decisivo no acesso à cultura, que acreditamos é de todos e para todos.

Este ano o Ciclo integra também a apresentação do concerto do CoLeGaS – Coro Lésbico, Gay e Simpatizante da ILGA Portugal, no âmbito da 22ª edição do Arraial Pride.