96ª Criação do Teatro da Garagem
Coprodução Teatro Municipal de Bragança
No âmbito do projeto O Teatro e as Serras da Direção Regional de Cultura do Norte
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA #2 | 18 a 21 DEZ | Trás-os-Montes [Bragança, Vinhais e Montalegre]
[1] s. m. introdução clandestina de produtos desviados aos direitos; produtos que formam o contrabando; gente suspeita e de mau porte; comércio proibido. (Do it. contrabbando, «id.»).
“contrabando”, in Dicionário da Língua Portuguesa [6ª Edição], Porto Editora
O espetáculo Contrabando integra o projeto O Teatro e as Serras, no âmbito do Orçamento Participativo Portugal 2017, promovido pelo Governo de Portugal, através da Delegação Regional de Cultura do Norte. O Teatro e as Serras prevê o desenvolvimento de um conjunto de pólos de criação teatral, organizados em torno das serras da região de Trás-os-Montes, como elemento geográfico agregador. Neste contexto, o Teatro Municipal de Bragança, responsável pela dinamização do projeto nas Serras de Montesinho e Coroa, convidou o Teatro da Garagem, a desenvolver um projeto de investigação e criação artística nos Municípios de Bragança, Vinhais e Montalegre.
O Teatro da Garagem e o Teatro Municipal de Bragança têm desenvolvido um trabalho continuado de parceria tendo como pano de fundo a paisagem cultural e humana de Trás-os-Montes. Se o território corresponde a um desígnio físico de uma área geográfica delimitada, esse desígnio é também definido pela relação entre os diferentes indivíduos ou grupos, numa perspetiva dinâmica, afetiva e cultural. É sobre esse património vivo que o Teatro da Garagem se propõe debruçar neste projeto de criação em torno da temática do contrabando fronteiriço. A revisitação da temática do contrabando pretende dar visibilidade a esta prática, não num sentido museológico, mas de vivificação de um legado cultural, transmitido de geração em geração, que materializa, numa construção poética e artística, a história de um lugar. Um lugar físico e afetivo, na relação com a memória individual e coletiva.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Texto e encenação Carlos J. Pessoa Música Daniel Cervantes Cenografia e Figurinos Sérgio Loureiro Interpretação Ana Palma, André Simões, Lara Matos, Tiago Bôto, Tiago Filipe e Rita Monteiro Direção de Produção Maria João Vicente Produção e Comunicação Carolina Mano Assistência de Produção Joana Rodrigues Fotografia Joana Rodrigues e Marília Maia e Moura
Comments are closed.