ACOLHIMENTO TEATRO DA GARAGEM

De 4 de março a 9 de julho

Teatro Taborda

Os Clubes de Teatro têm como objetivo criar um teatro de comunidade. Ao suscitar o gosto pelo teatro e pelas práticas artísticas dá a conhecer, ao mesmo tempo, o universo teatral e as possibilidades fantásticas que este encerra. Neste sentido, pretende-se que crianças, adolescentes e adultos experimentem os diversos mecanismos que compõem o espetáculo teatral de forma a adquirirem ferramentas e competências que possam ser utilizadas no seu dia-a-dia. Através da prática artista, pretende-se proporcionar a todos os participantes dos clubes, experiências pedagógicas que acrescentam valor, tanto a nível pessoal como profissional. Como parte integrante do Serviço Educativo do Teatro da Garagem, os Clubes de Teatro surgem como uma das facetas visíveis do trabalho da Companhia na aproximação do teatro à comunidade. Este movimento de mútuo conhecimento constitui para o Teatro da Garagem um fator decisivo no acesso à cultura, que acreditamos é de todos e para todos.

Valores

45€* (taxa de inscrição)

5€ (seguro)

*desconto de 5€ aplicado aos participantes com um ou mais membros do agregado familiar inscritos nos Clubes de Teatro.

O valor referente à inscrição/seguro é único, não implicando qualquer outro pagamento durante o período em que decorrem as sessões do Clube de Teatro.


INSCRIÇÕES ATÉ 5 DE FEVEREIRO de 2023 (esgotado)

Duração

De 4 de março a 9 de julho

Sábado: Turno I 15h; Turno II 17h15

Duração: 2 horas

Local
Teatro Taborda

Horários
Clube de Teatro Júnior (dos 6 aos 12 anos)

De 4 de março a 9 de julho de 2023

Sábado, Período de 2 horas entre as 15h00 às 19h00

Clube de Teatro Jovem (dos 13 aos 17 anos)

De 4 de março a 9 de julho de 2023

Sábado, Período de 2 horas entre as 15h00 às 19h00

Clube de Teatro Adulto (a partir dos 18 anos)

De 4 de março a 9 de julho de 2023

Sábado, Período de 2 horas entre as 15h00 às 19h00

Clube de Teatro Adulto (a partir dos 18 anos)

De 4 de março a 9 de julho de 2023

Sábado, Período de 2 horas entre as 15h00 às 19h00

CLUBE DE TEATRO JÚNIOR

Formadoras:

MARIANA ÍNDIAS (1998, Lisboa) Licenciou-se em Economia pelo ISCTE. Atualmente frequenta o mestrado de Teatro e Comunidade na Escola Superior de Teatro e Cinema. Estudou música, tendo concluído o 5º grau em violino na FMAC. Iniciou o seu percurso no teatro em 2014 nasoficinas de teatro jovem no Teatro de Carnide. Frequentou o curso de formação de atores da Inimpetus. Estagiou no Teatro Umano, colaborando como atriz, no projeto “Ajuda-me a não ter medo”, no âmbito da saúde mental. Atualmente está a estagiar no Teatro da Garagem, integrando a equipa do serviço educativo. No âmbito deste estágio integrou também o elenco da peça Teatro Negativo.

ANA DIAS (1998, Viana do Castelo) Licenciada em Artes Cénicas na Universidade de Évora e formada no 5º grau em Piano na Escola de Música Amadeus. Trabalhou como atriz no espetáculo do Cendrev, Apocalipse hoje; no Anjo Branco do CDV – Teatro do Noroeste; comointerpretação musical no espetáculo Sermão de Abrantes; como direção musical no Espetáculo de Rua, O Tapete. Estagiou como Orientadora nos Clubes do Teatro da Garagem Jovens em 2021 e encontra-se neste momento a terminar o Mestrado de Teatro, Especialização em Teatro e Comunidade na ESTC – Escola Superior de Teatro e Cinema.

Catarina Pacheco Natural de Setúbal, dedicou o seu percurso escolar e académico aos estudos de Piano e Teatro. Licenciou-se em 2021 em Teatro-Ramo Atores pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (IPL). Frequentou igualmente a DAMU (Academia de Artes Performativas) de Praga, pelo programa Erasmus, e várias oficinas com artistas e criadores como Miguel Pereira, Paulo Álvares, Rafaela Bidarra, Ezio Tangini, Gustavo Gonçalves, Júlia Medina, Catarina Vieira, Vera Mantero e Yael Karavan. Iniciou o seu percurso profissional no Teatro Viriato, tendo participado em várias apresentações de «Filhos de Abel» sob a direção de Patrícia Portela. Fez estágio profissional no Teatro Nacional D. Maria II, com os espetáculos «O Inesquecível Professor», de Pedro Gil, e «Malheureusement Amélie est née – uma carta de amor», de Inês Vaz e Mónica Garnel, em 2021. Tem trabalhado e colaborado com o Teatro da Garagem – Teatro Taborda, desde 2022.

CLUBE DE TEATRO JOVEM

Formadora:

Catarina Teixeira Trabalha atualmente como intérprete de dança contemporânea e criadora emergente. Formada no Balleatro Escola Profissional, Porto, na Formação Olga Roriz em Lisboa e na formação Performact – Untamed Productions. Direção artística de Ser o não-ser, um processo e performance para o clube de teatro adulto do Teatro da Garagem. Direção Artística de Manifesto of The New Clubbing (2020), colaboração com FOQUE (música) e Pablo Koury (produtor de filme), apresentado no Teatro da Garagem e no Moving Body Festival, Bulgaria. – Let me forget for a second that I have never really needed you, colaboração coreográfica e performativa com Michal Wilk. Composição coreográfica de Scuro (2020) interpretado por João Cardoso. Coreógrafa convidada para Performact – Untamed Productions (Torres Vedras, Portugal). Direção artística de Ode (2019) em colaboração com FOQUE. Coreografou Portrait of Nobody (2019) em colaboração com Lisa Bless. Intérprete em Oniriabilia (2019), coreografado por Malgorzata Sus, em Residência Inestética no Palácio do Sobralinho. Estagiária na criação United Space of Ambivalence (2018) por Maté Meszaros. Minus (2018), uma colaboração com o músico Diogo Flores. Coreografou Unbearable Innocence (2018), uma peça para cinco mulheres, Restless Legs (2018) e Casta Diva (2017) durante o curso Performact.

CLUBE DE TEATRO ADULTOS

Formadora:

Ana Palma (Lisboa, 1976) Atriz, Encenadora e Formadora. Nasceu em Lisboa, em Maio de 1976. É licenciada em Teatro – ramo Atores pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ana Palma possui o CCP, certificado de competências pedagógicas, creditado pelo IEFP. Tem formação em dança clássica e artes marciais. Iniciou a colaboração com Teatro da Garagem em 2001, onde foi cofundadora do serviço educativo, Clubes de Teatro (2004/2005), e onde tem desenvolvido o seu percurso como atriz, entre outras funções. Desde 2007, numa colaboração com o Teatro Municipal de Bragança e o Teatro da Garagem, desenvolveu vários projetos com a comunidade brigantina como atriz, formadora e encenadora. Ana Palma encenou espetáculos, no âmbito do seu trabalho na Companhia TG, destacando “On the road, ou a hora do arco-íris” de Carlos J. Pessoa, espetáculo premiado pelo Guia dos Teatros, e apresentado em vários festivais, nomeadamente no Festlip, Rio de Janeiro(2008). Ana Palma tem vindo a desenvolver vários projetos de formação com teatro, na área das organizações. É colaboradora regular, na empresa International Faculty for Executives (Abilways), dinamizando formações com teatro. Atualmente é Diretora do Serviço Educativo do Teatro da Garagem. No âmbito do seu trabalho também no Teatro da Garagem, tem assumido responsabilidades de assistência de encenação e formação de novos actores, nomeadamente nos espectáculos “Flux”, (projeto International Daylight Project), “Contrabando” (2019). “Tartufo” de Moliere (2021), entre outros, assim como de trabalho de dramaturgia nas suas encenações, e de Carlos J Pessoa ( 2018, espectáculo “A Vida Como Ela é”, de Nelson Rodrigues, encenação Carlos J Pessoa). Dirigiu a leitura encenada do texto “Comunidade” de Luiz Pacheco, na Culturgest (no âmbito da Conferência International, What’s Love Got To Do With It) bem como outras leituras encenada s apresentadas no Teatro da Garagem, no âmbito do Eurodram, e da iniciativa “Vemo-nos Gregos” (ciclo de traduções de autores gregos). Em 2017, a convite da RTP, apresentou, como encenadora, o espectáculo “A Hora do Arco-Iris”, no programa A Peça que Faltava, da RTP2. Em 2018 foi nomeada para os Globos de Ouro, SIC, na categoria de Melhor Atriz de Teatro, pela sua interpretação em “Display”. 91ª criação do Teatro da Garagem. Em 2018, o espectáculo “Black Stars”, onde participa como actriz (escrito e encenado por Carlos J Pessoa), recebe a menção honrosa do Prémio Internacional II Teatro Nudo di Teresa Pomodoro, no Spazio Teatro No’hma, em Milão, Itália. Em 2019, recebe o Prémio Melhor Encenação, com o espectáculo “Still On The Road”, (texto de Carlos J Pessoa), no International Festival of Women Monodrama Lebanon, promovido pela Tiro Association for Arts, com Ministério Cultura do Líbano. Em 2019, dirige o Clube de Teatro para adultos, para o espectáculo “Aceleração” (comemoração dos 30 anos do TG), e também, nesse ano é cofundadora do E- Garagem, teatro para executivos, numa Parceria entre a IFE, International Faculty for Executives (Abilways) e o Teatro da Garagem. Também em 2019 é escolhida pelo público Melhor Atriz em 2018, no âmbito dos Prémios de Teatro-Guia dos Teatros 2019, pelo seu trabalho no espetáculo “A Vida como Ela é”. Em 2019, foi convidada pela Câmara Municipal de Almada para integrar o júri do Concurso Jovens Talentos Almada 2019, representando a categoria Artes. O convite da Câmara Municipal de Almada, repetiu-se em 2021.

Herlandson (Mindelo,1986) Encenador e formador Herlandson Lima Duarte nasceu em Mindelo Cabo Verde 1986. Desde os 17 anos que se dedica as artes performativas. Em 2017 concluiu o Mestrado em Teatro, especialização em Encenação na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Sua pesquisa se relaciona com luz led, realidade virtual e criação de imagens 3D em tempo real. Em 2021 frequentou o Fórum Dança, participando no Programa Avançado de Criação em Artes Performativas – PACAP5 com curadoria de João Fiadeiro. Em 2007 participou do Programa Criatividade e Criação Artística – Curso de Encenação para Teatro da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2013 fez o curso profissional de Dança Contemporânea e Dança Tradicional Africana na École de Sables – Senegal. Recentemente (2022) colaborou como o Teatro da Garagem no espectáculo Mundo Desconhecido como actor e ainda desenho de luz e cenografia. Nos últimos dois anos tem colaborado como com UmColectivo associação artística e cultural. Em 2011 colaborou com a Companhia de dança alemã, Tanztheatre-Global, no espetáculo Sonho em Movimento. Entre 2009 e 2013 trabalhou como repórter, apresentador e criativo de conteúdos na Televisão Independente de Cabo Verde – TIVER, mas antes, em 2008 esteve no Canal Futura no Rio de Janeiro (Fundação Roberto Marinho) estudando técnicas de jornalismo, televisão e mobilização comunitária. Reside em Lisboa desde de 2014, onde estuda, trabalha e desenvolve o seu trabalho artístico. Em 2016 participou no ciclo de novos criadores – Try Better Fail Better, no Teatro Taborda, e apresentou sua última criação, o espetáculo Zero – Ultima imagem. Em 2018, participou no Festival Fast Forword. Um encontro entre jovens encenadores de toda a europa que decorreu na cidade de Dresden Alemanha. Em Cabo Verde fundou e dirigiu a Companhia de Teatro Solaris e o trabalho desenvolvido foi apresentado em vários festivais internacionais de teatro em Angola, Brasil (Rio de janeiro, São Paulo, Teresina.

TIAGO VIEIRA (Lisboa,1984) Formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema, complementou a sua formação em vários workshops de teatro, dança e performance, nomeadamente: Teatro Praga, Olga Mesa, Vera Mantero, Susana Vidal, Miguel Moreira, Meg Stuart, Marlene Freitas. Fez parte de um grupo de criação artística que trabalha em criação colectiva (2005/2012), onde destaca os trabalhos RIR TENDO CONSCIÊNCIA DA TRAGÉDIA a partir do poeta português Mário Cesariny e OS JOVENS RUSSOS FALAM DE PROBLEMAS ETERNOS a partir do Lago dos Cisnes. Em 2011 cria a sua primeira encenação ANTES QUE TUDO ACABE. Em 2012 encenou os espectáculos ESCOMBROS DE ANTIGAS CATEDRAIS a e HOJE NÃO AMANHECERÁ na Casa Conveniente. Participou num festival na Alemanha onde criou com outros performers uma Festa Performance de 6 horas e o solo um para um PRIVATE DANCER. Em 2013 encenou SEMPRE VOS DETESTEI, SE QUISER FALAR MAL DE MIM ME CHAME SEI COISAS TERRÍVEIS A MEU RESPEITO, VESTÍGIOS DE ALGUEM QUEFUI OU QUE AINDA SOU, AQUILO QUE VEJO: INFERNO, ELOGIO NOCTURNO DAS PAISAGENS. EM 2014 encenou REQUIEM PARA OS DIAS DE ESPERA, SEMPRE VOS DETESTEI, EU TIVE A FAMA E O PROVEITO. Os autores que tem vindo a trabalhar nos últimos anos são: Heiner Muller, Samuel Beckett, Rimbaud, Al Berto, Rodrigo Garcia, Angelica Lidell, Fernando Pessoa, Raúl Brandão, António Patrício, Peter Handke, António Maria Lisboa, Clarice Lispector, Dostoiévseki, Shakespeare. Já trabalhou com Monica Calle, Miguel Moreira, Vera Mantero, Carlota Lagido, Teatro O Bando, Ana Boralho e João Galante, Ana Ribeiro e António Duarte, Miguel Boneville e Rui Catalão. Desde 2009 que desenvolve trabalho pedagógico em diferentes grupos de Teatro Universitário e com crianças de diferentes idades. Em 2014 ganhou o prémio de melhor encenação do Festival de Teatro Académico de Lisboa e também participou Festival de arts de la scénes: Entrez des arts de la scéne Université Rennes. Em 2014 participou na École de Maîtres orientado pela duplaitalina Ricci/Forte tendo feito uma tournée europeia que incluiu os países: França,Itália, Bélgica, Croácia, Portugal. Em 2015 participou na performance NA RUA de Miguel Moreira, dirigiu os espectáculos É COMO A NOITE EM PLENO DIAS AOS PEDACOS, SÃO DOIS ABISMOS A BEIJAR-SE, MELODIA ÁSPERA DE UM DESERTO, e orientou um laboratório de composição teatral que deu origem aos espectáculos: DESTRUICAO e TUDO QUE TENHO PARA TE OFERECER: FERIDAS. Em 2016 participou como performer nos espectáculos A IMPORTÂNCIA DE SER AGUSTINA BESSA LUIZ de Miguel Boneville, 50 TONELADAS de Carlota Lagido, JUDITE de Rui Catalão. Orientou o segundo laboratório de composição teatral que deu origem ao espectáculo ATÉ QUE O POEMA SE TRANSFORME EM CARNE, EVERYTHING IS POLITICALL, COM A INTENÇÃO DE MATAR-ME BEBENDO OURO DERRETIDO. Neste momento é co-proprietário de um espaço de criação artística em Lisboa: LATOARIA.


Mais informações:
218 854 190 | 924 213 570
producao@teatrodagaragem.com

Teatro Taborda Costa do Castelo 75, 1100-178 Lisboa

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