BLACK STARS [vídeoteatro]
100ª CRIAÇÃO DO TEATRO DA GARAGEM
Texto e Direção Artística Carlos J. Pessoa
21 JANEIRO 2021
RTP PALCO
[ONLINE – rtp.pt/palco]
BLACK STARS começou por ser uma peça de teatro estreada em Milão, no âmbito de um festival internacional, que mereceu da parte do júri uma menção honrosa*. Esse acolhimento determinou uma maior atenção ao objecto BLACK STARS. O que começou por ser uma resposta apressada a um convite feito ao Teatro da Garagem tornou-se um objecto de estudo, de aprofundamento e reflexão.BLACK STARS, grosso modo, trata de estrelas negras, de actrizes e actores em busca de um reconhecimento, de um estrelato, de um futuro que, sabem, não ser risonho. Todavia essa perspectiva negra, de que o progresso representa uma caminhada inexorável para o desastre, não os desencoraja de se exercitarem num jogo teatral, que lhes devolva dignidade, alguma lucidez, e a convicção, porventura patética, de terem sido verdadeiros, os seus esforços e as suas vidas.
O convite da RTP Palco proporcionou ao Teatro da Garagem a oportunidade de filmar este objecto peculiar na sua garagem de origem; um espaço semi-arruinado com mais de 30 anos de histórias, ensaios, pesquisas, ilusões, desilusões e mistérios. O encontro destes dois objectos a peça de teatro BLACK STARS e o berço do Teatro da Garagem criou uma oportunidade única, um estado de graça e iniciação.
Em três noites de actividade febril foram gravados cerca de 100 planos, irónicos, trágicos, cómicos, crus. Os mesmos foram fundidos num objecto, que é teatro filmado que respira e fala por si. Como se diz na gíria teatral: por vezes, o que começa por ser feito “com a mão esquerda” é acabado pela “mão direita”. É um canhoto que escreve isto, pensando nos caminhos tortuosos da arte, e no privilégio que foi viver aquelas três noites mágicas com os meus colegas de aventura. Oxalá, vos encante!
Carlos J. Pessoa
*Menção Honrosa do Premio Internazionale il Teatro Nudo di Teresa Pomodoro (2018, Milano, Itália), com o Alto Patrocínio do Presidente da República de Itália, organizado pelo Teatro No’hma, presidido por Lívia Pomodoro, jurista, ex-Presidente do Tribunal de Milão e atual Presidente da Accademia di Belle Arti di Brera, atribuído por um júri composto por: Eugénio Barba, Peter Stein, Lev Dodin, Tadashi Suzuki, Lluís Pasqual, Stathis Livatinos, Ludovic Lagarde, Ruth Heynen, Enzo Moscato e Oskaras Korsunovas.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Texto e Direção Artística Carlos J. Pessoa
Interpretação Ana Palma, Pedro Miguel Jorge e Rita Monteiro
Música, Sonoplastia e Edição de Vídeo Daniel Cervantes
Cenografia e Figurinos Sérgio Loureiro
Apoio Técnico Gonçalo Morais
Direção de Produção Raquel Matos
Produção e Comunicação Joana Rodrigues
Parceiros RTP Palco
Financiamento Direção-Geral das Artes, Governo de Portugal | Ministério da Cultura
Apoios Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior
Comments are closed.