TEATRO DE UM HOMEM (L)IDO
99ª Criação do Teatro da Garagem
TEXTOS ERNESTO DE MELO E CASTRO
Encenação Carlos J. Pessoa
PARCERIA FCSH/UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA
COPRODUÇÃO TEATRO GARAGEM (SÃO PAULO, br)
21 A 30 JULHO 2019
TEATRO GARAGEM (São Paulo, Brasil)
[RESIDÊNCIA ARTÍSTICA#1]
O Teatro da Garagem, Companhia que completa este ano 30 anos de atividade, irá realizar em julho a primeira Residência Artística de Teatro de um Homem (L)ido, a partir da obra de Ernesto de Melo e Castro. Este projeto resulta de uma parceria com a professora e investigadora Cláudia Madeira, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e com Companhia Teatro Garagem de São Paulo, tendo como ponto de partida o trabalho singular e inovador de Ernesto de Melo e Castro, na poesia e, menos conhecido, no teatro. A obra de Ernesto de Melo e Castro propõe, como toda a poesia experimental e concreta, a tridimensionalização da palavra escrita, num cruzamento de diversas áreas artísticas, como literatura, artes plásticas, música e vídeo, característica que define o trabalho do Teatro da Garagem, ao longo do seu percurso artístico.
Maria João Vicente
Teatro de um Homem Lido, a partir da obra de Ernesto Melo e Castro
Ernesto de Melo e Castro (Covilhã, 1932) possui um percurso artístico de grande singularidade e valor, sendo um dos pioneiros portugueses da poesia visual, também denominada poesia concreta ou poesia experimental. Escreveu o livro Ideogramas em 1962, composto por diversos poemas visuais, colaborou na primeira edição da Revista de Poesia Experimental PO.EX (1964) e coorganizou, com António Aragão e Herberto Helder, a sua segunda edição em 1966. Desde os anos sessenta até hoje, Ernesto de Melo e Castro tem sido conhecido sobretudo como “Homem de palavras”, tendo escrito diversos géneros de poesia, bem como livros, ensaios, críticas e ainda mail art, trocando correspondência com artistas de todo o mundo. Menos conhecida é a sua condição de “Homem de Teatro”, a que pretendemos dar visibilidade neste projeto. Desenvolveu diversos happenings e performances, a partir do título Dois acontecidos happenings, sobre os happenings coletivos Concerto e Audição Pictórica (1965) e Concerto-Objecto (1967), tendo registado parte destes happenings no livro INOVAR (1977). Escreveu também peças de teatro, que pelas vicissitudes da censura presentes no contexto português nos anos cinquenta, só foram publicadas em 2006 pela Sociedade Portuguesa de Autores sob o título Teatro de Um Homem (L)Ido – Metaficção Crítica e Teatral, no qual assina com o seu pseudónimo Luiz de Castro. Em 2007, algumas dos seus textos de teatro foram encenados na Covilhã, terra natal do autor, embora continuem a ser desconhecidos do público.
Cláudia Madeira
Docente e Investigadora
FCSH / Universidade Nova de Lisboa
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Direção Artística Carlos J. Pessoa
Investigação e Dramaturgia Cláudia Madeira
Interpretação [Teatro da Garagem de Lisboa] Ana Palma e Rita Monteiro
Interpretação [Teatro Garagem de São Paulo] Anette Naiman, José Trassi e Maurício Bittencourt
Música Daniel Cervantes
Realização Plástica Sérgio Loureiro
Direção de Produção Maria João Vicente
Produção Carolina Mano
Assistência de Produção Joana Rodrigues e Marta Ascenso
Parceria FCSH / Universidade Nova de Lisboa
Coprodução Teatro da Garagem (PT) e Teatro Garagem (BR)
Apoios Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior
Apoio à deslocação Fundo de Fomento Cultural
Financiamento Direção-Geral das Artes, Governo de Portugal | Ministério da Cultura
Agradecimentos Ernesto de Melo e Castro e Família, Tiago Bartolomeu Costa
+ INFORMAÇÕES
geral@teatrodagaragem.com
968015251
www.teatrodagaragem.com
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