CARLOS J. PESSOA
CARLOS J. PESSOA é docente da Licenciatura em Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) e coordenador pedagógico-artístico do Mestrado em Teatro, especialização em Encenação, da mesma escola.
Foi Diretor do Departamento de Teatro da ESTC entre 2004 e 2010 e Presidente da mesma instituição em 2011. Tem o título de Especialista em Teatro – Encenação, atribuído pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Fez a pós-graduação e o curso de doutoramento em Ciências da Comunicação, Variante Comunicação e Artes, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.
É cofundador e Diretor Artístico do Teatro da Garagem. Desde 1989, foi o autor e encenador da quase totalidade dos mais de 90 espetáculos que a companhia apresentou, tendo diversas peças publicadas. Em 1992 recebeu uma Menção Honrosa do prémio Madalena de Azeredo Perdigão, pela encenação de “A Cidade de Fausto”; em 1993 recebeu o prémio Texto de Teatro do Teatro na Década do Clube Português de Artes e Ideias, pela peça “Café Magnético”; em 2000 foi-lhe atribuído o Prémio CyberKyoske99 – Género Drama, pela peça “Desertos – evento didáctico seguido de um poema grátis”; em 2003 recebeu uma Menção Especial, pelo espetáculo “Circo”, pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro; em 2009 foi-lhe atribuído o Prémio Melhor Texto Original Português do Guia dos Teatros pelo texto “On the Road, ou a hora do arco-íris”; em 2014, o texto “Finge”, de sua autoria, foi nomeado na Categoria de Teatro – Melhor Texto Português Representado, para o Prémio Autores da Sociedade Portuguesa de Autores; em 2016, o texto “Para uma encenação de Hamlet”, de Jorge Listopad, na adaptação e encenação de Carlos J. Pessoa, obteve o Prémio Autores na Categoria de Teatro – Melhor Texto Português Representado atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores.