ACOLHIMENTO TEATRO DA GARAGEM

Os Clubes de Teatro têm como objetivo suscitar o gosto pelo teatro e pelas práticas artísticas, dando a conhecer o universo teatral e as possibilidades fantásticas que este encerra. Neste sentido, pretende-se que crianças, adolescentes e adultos experimentem os diversos mecanismos que compõem o espetáculo teatral de forma a adquirirem ferramentas e competências que possam ser utilizadas no seu dia-a-dia. Através da prática artista, pretende-se proporcionar a todos os participantes dos clubes, experiências pedagógicas que acrescentam valor, tanto a nível pessoal como profissional. Como parte integrante do Serviço Educativo do Teatro da Garagem, os Clubes de Teatro surgem como uma das facetas visíveis do trabalho da Companhia na aproximação do teatro à comunidade. Este movimento de mútuo conhecimento constitui para o Teatro da Garagem um fator decisivo no acesso à cultura, que acreditamos é de todos e para todos.

Valores

35€* (taxa de inscrição)
5€ (seguro)
*desconto de 5€ aplicado aos participantes com um ou mais membros do agregado familiar inscritos nos Clubes de Teatro.
O valor referente à inscrição/seguro é único, não implicando qualquer outro pagamento durante o período em que decorrem as sessões do Clube de Teatro.
INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE FEVEREIRO

Duração

5 março a 3 julho (todos os sábados à tarde, 2 horas)

Número de participantes Clube Teatro Júnior e Jovem: 15
Número de participantes Clube Teatro Adulto: 20.

Local
Teatro da Garagem
Nota: Esta formação culmina numa apresentação pública final nos 2 e 3 de julho.

Horários
Clube de Teatro Júnior (dos 6 aos 12 anos): das 14h30 às 16h30
Clube de Teatro Jovem (dos 13 aos 17 anos): das 16h30 às 18h430
Clube de Teatro Adulto (a partir dos 18 anos): das 14h30 às 16h30

CLUBE DE TEATRO JÚNIOR

Formadoras:

MARIANA ÍNDIAS (1998, Lisboa) Licenciou-se em Economia pelo ISCTE. Atualmente frequenta o mestrado de Teatro e Comunidade na Escola Superior de Teatro e Cinema. Estudou música, tendo concluído o 5º grau em violino na FMAC. Iniciou o seu percurso no teatro em 2014 nasoficinas de teatro jovem no Teatro de Carnide. Frequentou o curso de formação de atores da Inimpetus. Estagiou no Teatro Umano, colaborando como atriz, no projeto “Ajuda-me a não ter medo”, no âmbito da saúde mental. Atualmente está a estagiar no Teatro da Garagem, integrando a equipa do serviço educativo. No âmbito deste estágio integrou também o elenco da peça Teatro Negativo.

ANA DIAS (1998, Viana do Castelo) Licenciada em Artes Cénicas na Universidade de Évora e formada no 5º grau em Piano na Escola de Música Amadeus. Trabalhou como atriz no espetáculo do Cendrev, Apocalipse hoje; no Anjo Branco do CDV – Teatro do Noroeste; comointerpretação musical no espetáculo Sermão de Abrantes; como direção musical no Espetáculo de Rua, O Tapete. Estagiou como Orientadora nos Clubes do Teatro da Garagem Jovens em 2021 e encontra-se neste momento a terminar o Mestrado de Teatro, Especialização em Teatro e Comunidade na ESTC – Escola Superior de Teatro e Cinema.

CLUBE DE TEATRO JOVEM

Formadora:

Catarina Teixeira trabalha atualmente como intérprete de dança contemporânea e criadora emergente. Formada no Balleatro Escola Profissional, Porto, na Formação Olga Roriz em Lisboa e na formação Performact – Untamed Productions. Direção artística de Ser o não-ser, um processo e performance para o clube de teatro adulto do Teatro da Garagem. Direção Artística de Manifesto of The New Clubbing (2020), colaboração com FOQUE (música) e Pablo Koury (produtor de filme), apresentado no Teatro da Garagem e no Moving Body Festival, Bulgaria. – Let me forget for a second that I have never really needed you, colaboração coreográfica e performativa com Michal Wilk. Composição coreográfica de Scuro (2020) interpretado por João Cardoso. Coreógrafa convidada para Performact – Untamed Productions (Torres Vedras, Portugal). Direção artística de Ode (2019) em colaboração com FOQUE. Coreografou Portrait of Nobody (2019) em colaboração com Lisa Bless. Intérprete em Oniriabilia (2019), coreografado por Malgorzata Sus, em Residência Inestética no Palácio do Sobralinho. Estagiária na criação United Space of Ambivalence (2018) por Maté Meszaros. Minus (2018), uma colaboração com o músico Diogo Flores. Coreografou Unbearable Innocence (2018), uma peça para cinco mulheres, Restless Legs (2018) e Casta Diva (2017) durante o curso Performact. 7

CLUBE DE TEATRO ADULTOS

Formador:

TIAGO VIEIRA Formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema, complementou a sua formação em vários workshops de teatro, dança e performance, nomeadamente: Teatro Praga, Olga Mesa, Vera Mantero, Susana Vidal, Miguel Moreira, Meg Stuart, Marlene Freitas. Fez parte de um grupo de criação artística que trabalha em criação colectiva (2005/2012), onde destaca os trabalhos RIR TENDO CONSCIÊNCIA DA TRAGÉDIA a partir do poeta português Mário Cesariny e OS JOVENS RUSSOS FALAM DE PROBLEMAS ETERNOS a partir do Lago dos Cisnes. Em 2011 cria a sua primeira encenação ANTES QUE TUDO ACABE. Em 2012 encenou os espectáculos ESCOMBROS DE ANTIGAS CATEDRAIS a e HOJE NÃO AMANHECERÁ na Casa Conveniente. Participou num festival na Alemanha onde criou com outros performers uma Festa Performance de 6 horas e o solo um para um PRIVATE DANCER. Em 2013 encenou SEMPRE VOS DETESTEI, SE QUISER FALAR MAL DE MIM ME CHAME SEI COISAS TERRÍVEIS A MEU RESPEITO, VESTÍGIOS DE ALGUEM QUEFUI OU QUE AINDA SOU, AQUILO QUE VEJO: INFERNO, ELOGIO NOCTURNO DAS PAISAGENS. EM 2014 encenou REQUIEM PARA OS DIAS DE ESPERA, SEMPRE VOS DETESTEI, EU TIVE A FAMA E O PROVEITO. Os autores que tem vindo a trabalhar nos últimos anos são: Heiner Muller, Samuel Beckett, Rimbaud, Al Berto, Rodrigo Garcia, Angelica Lidell, Fernando Pessoa, Raúl Brandão, António Patrício, Peter Handke, António Maria Lisboa, Clarice Lispector, Dostoiévseki, Shakespeare. Já trabalhou com Monica Calle, Miguel Moreira, Vera Mantero, Carlota Lagido, Teatro O Bando, Ana Boralho e João Galante, Ana Ribeiro e António Duarte, Miguel Boneville e Rui Catalão. Desde 2009 que desenvolve trabalho pedagógico em diferentes grupos de Teatro Universitário e com crianças de diferentes idades. Em 2014 ganhou o prémio de melhor encenação do Festival de Teatro Académico de Lisboa e também participou Festival de arts de la scénes: Entrez des arts de la scéne Université Rennes. Em 2014 participou na École de Maîtres orientado pela duplaitalina Ricci/Forte tendo feito uma tournée europeia que incluiu os países: França,Itália, Bélgica, Croácia, Portugal. Em 2015 participou na performance NA RUA de Miguel Moreira, dirigiu os espectáculos É COMO A NOITE EM PLENO DIAS AOS PEDACOS, SÃO DOIS ABISMOS A BEIJAR-SE, MELODIA ÁSPERA DE UM DESERTO, e orientou um laboratório de composição teatral que deu origem aos espectáculos: DESTRUICAO e TUDO QUE TENHO PARA TE OFERECER: FERIDAS. Em 2016 participou como performer nos espectáculos A IMPORTÂNCIA DE SER AGUSTINA BESSA LUIZ de Miguel Boneville, 50 TONELADAS de Carlota Lagido, JUDITE de Rui Catalão. Orientou o segundo laboratório de composição teatral que deu origem ao espectáculo ATÉ QUE O POEMA SE TRANSFORME EM CARNE, EVERYTHING IS POLITICALL, COM A INTENÇÃO DE MATAR-ME BEBENDO OURO DERRETIDO. Neste momento é co-proprietário de um espaço de criação artística em Lisboa: LATOARIA.


Mais informações:
218 854 190 | 924 213 570
producao@teatrodagaragem.com

Teatro Taborda Costa do Castelo 75, 1100-178 Lisboa

Comments are closed.