ACOLHIMENTO TEATRO DA GARAGEM

Bilhete por sessão de 8,00€*
(acresce comissão SeeTickets)

Criação de Ana Vilela da Costa e Martim Ramos 
28 a 31 de Outubro 2021 | Teatro Taborda


Sinopse

Like tears in rain é uma performance na qual o público se depara com a ausência/invisibilidade dos performers. Por entre escuridão total, loops e ilusões de óptica, a audiência é confrontada com a seguinte questão:
O que seria um corpo que tivesse experienciado todas as experiências possíveis?

Like tears in rain é o resultado de uma pesquisa iniciada em contexto académico, durante um mestrado realizado na Das Theatre (Amesterdão).

Este projecto partiu de uma investigação sobre memória, da sua percepção até à forma como é codificada no cérebro humano. Funciona como uma performance espacial, na qual o público se desloca num espaço em constante mudança, seguindo instruções áudio, numa evocação de um arquivo vivo de todas as memórias, de todas as alternativas possíveis e caminhos inexplorados.

A performance faz um grande uso da escuridão e da criação de ambiente sonoros. O público é convidado a encontrar o seu espaço, preenchendo-o, negociando assim o ritmo dos acontecimentos.
A performance evolui através de vários quadros que estabelecem um loop constante. São, por assim dizer, variações sobre uma cena. O espaço sofre mutações através da exploração de instalações de vídeo e de objectos, de ambientes sonoros e luminosos. Os performers mantêmse num limbo, nunca visível, porém a sua presença é sempre sugerida, suscitando uma inquietação no público.

A ausência e a escuridão contribuem decididamente para um envolvimento activo do público.
À medida que os espectadores deambulam por um espaço escuro em constante mudança e contemplam a condição de performers (semi) ausentes, a imersão acontece.

Os constantes movimentos do espaço e no espaço geram no espectador uma inquietação sobre a natureza do próprio lugar, bem como sobre o papel de cada um ao habitá-lo. O espaço tornase um organismo vivo. O público é envolvido numa viagem sensorial através da memória, enquanto construção simultaneamente colectiva e pessoal.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Criação: Ana Vilela da Costa e Martim Ramos
Interpretação: Ana Vilela da Costa e Mauro Hermínio
Cenografia: Inês Monteiro de Barros
Sonoplastia e Luz: Artur Moura
Produção: Ivone Fernandes-Jesus
Assessoria de Imprensa: Mariana Santos

M/12 . Duração 45 min. Bilhetes 8,00€


Mais informações:
218 854 190 | 924 213 570
producao@teatrodagaragem.com

Teatro Taborda Costa do Castelo 75, 1100-178 Lisboa

Comments are closed.